sábado, 22 de outubro de 2011

Se (Hermógenes) Se, ao final desta existência, Alguma ansiedade me restar E conseguir me perturbar; Se eu me debater aflito No conflito, na discórdia... Se ainda ocultar verdades Para ocultar-me, Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas... Se restar abatimento e revolta Pelo que não consegui Possuir, fazer, dizer e mesmo ser... Se eu retiver um pouco mais Do pouco que é necessário E persistir indiferente ao grande pranto do mundo... Se algum ressentimento, Algum ferimento Impedir-me do imenso alívio Que é o irrestritamente perdoar, E, mais ainda ,Se ainda não souber sinceramente orar Por quem me agrediu e injustiçou... Se continuar a mediocremente Denunciar o cisco no olho do outro Sem conseguir vencer a treva e a trave Em meu próprio... Se seguir protestando Reclamando, contestando, Exigindo que o mundo mude Sem qualquer esforço para mudar eu... Se, indigente da incondicional alegria interior, Em queixas, ais e lamúrias, Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia Para a minha ainda imperiosa angústia... Se, ainda incapaz para a beatitude das almas santas, precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende... Se insistir ainda que o mundo silencie Para que possa embeber-me de silêncio, Sem saber realizá-lo em mim... Se minha fortaleza e segurança São ainda construídas com os materiais Grosseiros e frágeis Que o mundo empresta, E eu neles ainda acredito... Se, imprudente e cegamente, Continuar desejando Adquirir, Multiplicar, E reter Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias, Na ânsia de ser feliz... Se, ainda presa do grande embuste, Insistir e persistir iludido Com a importância que me dou... Se, ao fim de meus dias, Continuar Sem escutar, sem entender, sem atender, Sem realizar o Cristo, que, Dentro de mim, Eu Sou, Terei me perdido na multidão abortada Dos perdulários dos divinos talentos, Os talentos que a Vida A todos confia, E serei um fraco a mais, Um traidor da própria vida, Da Vida que investe em mim, Que de mim espera E que se vê frustrada Diante de meu fim. Se tudo isto acontecer Terei parasitado a Vida E inutilmente ocupado O tempo E o espaço De Deus. Terei meramente sido vencido Pelo fim, Sem ter atingido a Meta.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

"Cada dia é uma história. Cada passo, uma conquista. Cada pedra no caminho é uma forma de amadurecimento. E, mesmo que o tempo passe, e que as coisas mudem, é olhando para trás que nos damos conta que simplesmente vivemos,por isso, não faça com que a pressa de colher estrague o seu momento de plantar.."

sábado, 15 de outubro de 2011

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43: 2 A Palavra de Deus tem mostrado que o Senhor não livra das fornalhas, mas livra nas fornalhas. Ela é clara em nos advertir que os problemas virão para todos, porém, para os justos há certeza que não está só. O Espírito de Deus sustenta os Seus.
Salmos 37: 25 Lealdade a Deus, ao matrimônio e constância na fé têm grande valor diante de Deus. Porém, o caráter do justo vai muito além disso. Ele vê como Deus vê, pensa como Deus pensa, age como Deus agiria no seu lugar, enfim, vive de acordo com a vontade dEle. Esse é o ungido com o Espírito Santo! Esse é o justo que Davi se refere e que jamais será desamparado!
"O temor do SENHOR é fonte de vida para evitar os laços da morte." Provérbios 14.27 A falta de temor a Deus nos dias atuais motiva a violência, corrupção e morte. E até a sensação de sucesso e bem-estar entre os ímpios tem cegado seu entendimento. Mas, os fiéis, os que fogem do mal, os que têm praticado a Palavra do Senhor têm vida, paz e, sobretudo, garantia de salvação eterna.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sonda-me, Senhor, e me conhece Quebranta o meu coração Transforma-me conforme a Tua palavra E enche-me até que em mim se ache só a Ti Então, usa-me , Senhor Usa-me Como um farol que brilha à noite Como ponte sobre as águas Como abrigo no deserto Como flecha que acerta o alvo Eu quero ser usado da maneira que te agrade Qualquer hora e em qualquer lugar Eis aqui a minha vida Usa-me, Senhor Usa-me Sonda-me, Senhor, e me conhece Quebranta o meu coração Transforma-me conforme a Tua palavra E enche-me até que em mim se ache só a Ti Então, Usa-me, Senhor Usa-me Como um farol que brilha à noite Como ponte sobre as águas Como abrigo no deserto Como flecha que acerta o alvo Eu quero ser usado da maneira que te agrade Qualquer hora e em qualquer lugar Eis aqui a minha vida Usa-me, Senhor Usa-me Sonda-me, Quebranta-me, Transforma-me, Enche-me, E usa-me. Sonda-me, Quebranta-me, Transforma-me, Enche-me, E usa-me....Senhor

A Dádiva da Amizade


O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. Provérbios 17:17

Nós os conhecemos muito bem. Entram numa roda e puxam conversa, cumprimentam. Soltam piadas. Brincam com os outros e logo estão num grupo rodeados de amigos. O que as pessoas que conquistam amigos costumam fazer? Que qualidades surgem em sua mente quando você ouve a palavra “amigo”? Aqui estão algumas ideias de como atrair amizades:

Seja amigo. Diga: “Oi, bom-dia, tudo bem?” Mostre interesse naquilo que a pessoa está fazendo, torne-se disponível para ajudar no que for preciso.

Seja o primeiro a sorrir. Não espere que o outro sorria primeiro. Mostre um sorriso genuíno, espontâneo, sincero que venha de dentro do coração. Quando você sorri, está dizendo para o outro: venho na qualidade de amigo. Mesmo que esteja sem jeito de dizer alguma coisa no grupo, sorria.

Escute. Faça perguntas e espere respostas. Demonstre que está interessado e comente aquilo que a outra pessoa disse. Ao escutar, você está dizendo: “Aceito você e valorizo sua opinião.”

Diga uma palavra de apreciação, um elogio. As pessoas gostam de elogios sinceros. Por que não deixar que seu amigo saiba dos talentos e virtudes que ele tem? Descubra alguma coisa boa para dizer para seu amigo e diga: “Você está com uma camisa bonita!”, “Mudou de penteado, hein?”, “Que jogada de craque aquela que você fez!” Jesus foi especialista nisso. Ele disse à samaritana: “Você falou a verdade.” Da mulher que o ungiu, Ele disse: “Ela fez o que pôde.” Quantas vezes uma palavra de apreciação nos tirou do fundo do poço.

Dê liberdade aos seus amigos. Não procure controlá-los. Não seja ciumento nem possessivo. Eles precisam de tempo para os hobbies deles, para os estudos e para ficar sozinhos.

Torne tangível sua amizade. Um bilhetinho, o empréstimo de um livro de que você gostou, um e-mail quando estiver de férias e no aniversário do amigo, um cartão de Natal – todas essas coisas, em maior ou menor grau, vão dizer: “Gosto de você.”

Ore pelos seus amigos. Alguns deles ficam sem jeito de pedir que oremos por eles, mas sabemos, pelo que estão passando, que necessitam da ajuda e da bênção de Deus. Ore por eles, e faça-os saber disso.

Hoje, ao se encontrar com um amigo, demonstre de alguma maneira que você o aprecia.


O Vulcão da Ira


Então o Senhor disse: – Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Gênesis 4:6, NTLH

Quem é que tinha ouvido falar até o ano passado no vulcão Eyjafjallajorull? (Não se preocupe se você não conseguiu pronunciar o nome de uma só vez.) Ele lançou na atmosfera 750 toneladas por segundo de poeira, fumaça e lava. Afetou o tráfego aéreo da Europa com o cancelamento de milhares de voos.

O Eyjafjallajorull pode ser símbolo de muitos vulcões adormecidos no interior do ser humano. Vulcões que estão prontos a entrar em erupção, quando menos esperamos: no trânsito, em casa, na conversação rotineira, quando alguém nega um direito que é nosso, e assim por diante.

A figura do vulcão se encaixa na definição de raiva ou ira: “explodiu de raiva”, “saiu bufando da sala”, “cuidado quando ele fica bravo”. Até mesmo quando escutamos alguém aos gritos dizendo: “Estou calmo... já falei!”

Antes da queda, homem e mulher não tinham problemas com emoções negativas. Tempos depois, Abel e Caim apresentaram ao Senhor suas ofertas, e Deus, conhecendo o que estava no coração de Caim, perguntou: “Por que você está irado?”

Se todos têm seus momentos de raiva, como podemos reagir de maneira saudável? Eis algumas dicas:

Aja como se tivesse o controle da situação. É lícito ficar com raiva, mas não permita que ela controle suas decisões, palavras e ações: “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se” (Pv 29:11).

Procure sair da ira o quanto antes. Paulo dá uma sugestão: “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva” (Ef 4:26, NTLH). Noutras palavras, antes que o dia termine ou tão logo quanto possível, resolva a situação.

Dê tempo ao tempo. Muitas vezes, queremos resolver o problema na hora. Não corra para o telefone com a determinação de resolver de uma vez por todas o problema. Nem se sente diante do computador com a atitude de um vulcão em erupção. Isso não vai ajudar. Se nos distanciarmos da situação por um momento, isso será melhor do que depois nos arrependermos do que dissemos e enfrentar o desgaste de lidar com as consequências.

Lembre-se de que somos pessoas perdoadas e devemos fazer o possível para buscar saídas saudáveis para os problemas. Além disso, devemos estar dispostos a perdoar quantas vezes seja necessário. Podemos pedir que Deus coloque Sua paz em nosso coração e que nosso temperamento esteja alinhado com Sua graça.
SENHOR,EU SOU TUA OVELHA. EM ALGUNS DIAS ESTOU SUJA; EM OUTROS,ESTOU DOENTE. EM ALGUNS DIAS,ME ESCONDO; EM OUTROS, ME REVELO. SOU UMA OVELHA ORA MANSA, ORA AGITADA, SOU UMA OVELHA ORA PERDIDA, ORA RECONHECIDA. EU SOU TUA OVELHA SENHOR. EU CONHEÇO A TUA VOZ. É QUE ÁS VEZES A SURDEZ TOMA CONTA DE MIM. EU SOU TUA OVELHA ,SENHOR. NÃO PERMITA QUE EU ME PERCA ,QUE EU ME DESVIE DO TEU REBANHO. MAS SE EU ME PERDER, EU TE PEÇO, SENHOR, VEM ME ENCONTRAR. AMÉM...
 O DIA MAIS BELO? HOJE...A COISA MAIS FÁCIL? EQUIVOCAR-SE ... O OBSTÁCULO MAIOR? O MEDO...O ERRO MAIOR? ABANDONAR-SE...A RAIZ DE TODOS OS MALES? O EGOÍSMO... A DISTRAÇÃO MAIS BELA? O TRABALHO...A  PIOR DERROTA? O DESALENTO ...OS MELHORES PROFESSORES? AS CRIANÇAS...A PRIMEIRA NECESSIDADE?COMUNICAR-SE...O QUE MAIS FAZ FELIZ? SER ÚTIL AOS DEMAIS...O MISTÉRIO MAIOR? A MORTE...O PIOR DEFEITO? O MAU HUMOR...A COISA MAIS PERIGOSA? A MENTIRA...O SENTIMENTO PIOR? O RANCOR...O MAIS IMPRESCINDÍVEL? O LAR...A ESTRADA MAIS RÁPIDA? O CAMINHO CORRETO...A SENSAÇÃO MAIS GRATA? A PAZ INTERIOR...O RESGUARDO MAIS EFICAZ? O SORRISO...O MELHOR REMÉDIO? O OTIMISMO...A MAIOR SATISFAÇÃO? O DEVER CUMPRIDO...A FORÇA MAIS POTENTE DO MUNDO? A FÉ...AS PESSOAS MAIS NECESSÁRIAS? OS PAIS...A COISA MAIS BELA DE TODAS? O AMOR.....                  "O AMOR É A COISA MAIS BELA DE TODAS,PORQUE O AMOR É AÇÃO. O AMOR É CUIDADO. E DEUS NOS AMA. E O SEU AMOR NOS DÁ A PAZ COTIDIANA, COMO DIZ O POEMA"....MADRE TERESA DE CALCUTÁ                                                                                                        
Princesa menina Era uma vez uma menina chamada Emilinha, que sonhava em ser princesa. Sonhou tanto com um mundo encantado, que se esqueceu do seu mundo real. E quando percebeu já não era mais ela, seu sonho se realizou e princesinha se tornou. Princesinha Emilinha. Vestido dourado, sapatinho de cristal, tudo como tinha de ser, ela não acreditava no que estava acontecendo tudo tão mágico, tudo como queria. O mundo o qual ela agora pertencia, era tão diferente. Não havia meninos chatos, louças para lavar, escola, mochila e o barulho dos carros, tudo havia se desfeito como num passe de mágica. Os meninos deram lugar para os príncipes, o barulho era o do piar dos passarinhos, as carruagens eram seus carros. Mas, com o tempo a princesinha já não sorria mais, pois percebeu que não tinha a mamãe, o papai e nem seus amigos por perto. E a princesinha chorou, presa naquele mundo que ela criou. Começou a sonhar em ser menina de novo, sonhar com seu mundo real. Como queria voltar. Queria ir para escola de mochila pesada nas costas, queria louças para lavar, mamãe e papai para abraçar. De repente, ela acordou tudo não havia passado de um sonho. A menina ficou tão feliz, deu um pulo da cama, correu pelas escadas procurando sua mãe e seu pai, quando os viu, os abraçou mais forte do que podia sua força abraçar. Então ela percebeu que a vida que queria, era a vida de menina, uma vida com meninos para perturbar, louças para lavar, carinhos para receber e mochila pesada nas costas para estudar. Patrícia Rocha

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Não tente me provocar, a sua raiva não me aborrece, só me preocupa, porque a raiva vai adoecer você... Não procure me ofender, eu cresci o bastante pra não ter mais dúvida sobre mim mesma. Não me chame pra briga, que eu não vou atender. O meu tempo é precioso e nele não cabem desavenças. Se você não gosta de mim e quer brigar, eu entendo, mas não conte comigo. Eu estou ocupada sendo feliz. Se você gosta de mim e quer brigar, eu não entendo, mas aceito... Só presta atenção pra não me magoar. Isso, sim, me entristece. Vamos deixar disso, então. Já briguei muito, já magoei, já ofendi... Mas não fiquei nem um pouquinho melhor com isso. Venho me curando da vontade de brigar, desde que aprendi a calar. Então, se você gritar, só vai escutar o meu silêncio. Se seguir ofendendo, eu me retiro. Se insistir na raiva, que pena... Só você vai sofrer. Ok, pode dar a última palavra, ganhe a disputa! Eu não me importo de ceder a vez. Eu escolho viver em paz.
Que as verdadeiras amizades continuem eternas e tenham sempre um lugar especial em nossos corações. Que as lágrimas sejam poucas, e logo superadas. Que as alegrias estejam sempre presentes e sejam festejadas por todos. Que o carinho esteja presente em um simples olá, ou em qualquer outra frase, ou digitada rapidamente. Que os corações estejam sempre abertos para novas amizades, novos amores, novas conquistas. Que Deus, esteja sempre com sua mão estendida, apontando o caminho correto. Que as coisas pequenas como a inveja ou o desamor, sejam retiradas de nossa vida. Que aquele que necessite ajuda encontre sempre em nós uma animadora palavra amiga. Que a verdade sempre esteja acima de tudo. Que o perdão e a compreensão superem as amarguras e as desavenças. Que este nosso pequeno mundo virtual seja cada vez mais humano. Que tudo o que sonhamos se transforme em realidade. Que o Amor pelo próximo seja nossa meta absoluta. Que nossa jornada de hoje esteja repleta de flores..
TORRADAS QUEIMADAS Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro. Naquela noite, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola. Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado. Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse: " - Adorei a torrada queimada..." Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse: " - Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso,uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro, talvez nem o melhor pai,mesmo que tente todos os dias!" O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros. Desde que eu e sua mãe nos unimos, aprendemos, os dois, a suprir um as falhas do outro. Eu sei cozinhar muito pouco, mas aprendi a deixar uma panela de alumínio brilhando. Ela não sabe usar a furadeira, mas após minhas reformas, ela faz tudo ficar cheiroso, de tão limpo. Eu não sei fazer uma lasanha como ela, mas ela não sabe assar uma carne como eu. Eu nunca soube fazer você dormir, mas comigo você tomava banho rápido, sem reclamar. A soma de nós dois monta o mundo que você recebeu e que te apoia, eu e ela nos completamos. Nossa família deve aproveitar este nosso universo enquanto temos os dois presentes. Não que mais tarde, o dia que um partir, este Mundo vá desmoronar, não vai. Novamente teremos que aprender e nos adaptar para fazer o melhor. De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos. Então filho, se esforce para ser sempre tolerante, principalmente com quem dedica o precioso tempo da vida, à você e ao próximo. Mário Quintana "As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir."